MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS REFEITORIO

My Image

VISITA VIRTUAL 360º


Refeitorio
Refeitorio

Sala do Refeitorio

O refeitório foi construído entre 1517 e 1518 pelo mestre Leonardo Vaz e seus oficiais. Com a sua abóbada polinervada e abatida, exemplifica claramente o gosto da época manuelina. Por baixo de grossos cordões de pedra, as paredes estão revestidas por um silhar de azulejos de 1780-1785
No topo norte dessa Sala, por cima do painel de azulejos que representa o Milagre da Multiplicação dos Pães, vê-se uma pintura de Avelar Rebelo, representando S. Jerónimo (volta a observar as pinturas do Santo). É uma pintura a óleo sobre tela, do séc. XVII. Deves observar, no quadro, os símbolos relacionados com a figura de S. Jerónimo: o leão; a caveira; o chapéu e o manto de cardeal; a vela, a ampulheta (relógio de areia); o crucifixo e os livros.
No topo sul, por cima da lareira (do séc. XIX) e enquadrado por moldura de pedra lavrada está uma pintura mural (óleo sobre estuque) representando a Adoração dos Pastores. Nossa Senhora expõe o Menino Jesus num lençol branco para ser adorado pelos pastores. Do lado direito da Virgem está S. José. Em redor, os pastores. Um deles traz, às costas um borrego; outro um cesto e outro ainda, um cabrito. Vê-se o tocador da gaita de foles, o boi e a mula. Esta pintura terá sido feita no final do séc. XVI.



My Image
My Image