PALACIO DE QUELUZ ORATORIO DA PRINCESA

My Image

VISITA VIRTUAL 360º

My Image

Oratório da Princesa

Na ala de apartamentos privados contígua à Sala do Lanternim, ficam as dependências de pequenas dimensões e privados, onde se localizam os aposentos de Maria Francisca Benedita, Princesa do Brasil, filha de D.José I (1714-1777) e casada com seu sobrinho mais novo José Principe da Beira e do Brasil, filho de D.Pedro III. José morre com varíola em 1788, e Maria Francisca Benedita fica viúva. Esta princesa acompanha a Família Real ao Brasil de onde regressou em 1821, tendo vivido junto com sua cunhada Rainha Carlota Joahquina neste Palácio de Queluz até à sua morte em 1829, sem deixar descendentes.

Ao centro deste volume do Palácio e alinhado pelo eixo norte sul do Jardim de Malta, situa-se o Oratório, edificado em 1788, também conhecido por Ermida de Nossa Senhora del Carmen, devido à imagem pela qual a Rainha D.Carlota Joaquina tinha especial devoção.
Depois do regresso do Brasil essa imagem passou para o Pavilhão de Robillion , onde se situavam os aposentos da Rainha. Voltou ao Oratório após a sua morte.




My Image
My Image