PALACIO DE QUELUZ QUARTO DA RAINHA

My Image

VISITA VIRTUAL 360º

Quarto D.Quixote

Quarto D.Quixote

O Quarto de D.Quixote de planta quadrada, e composição centrada e circular, foi construido entre 1759-1774 segundo o projecto do Arqº Robillion. A sua decoração utiliza uma série de oito colunas que sustentam uma cupola de tecto, um jogo de espelhos e ornatos em talha dourada e pasta de papel, que nos criam a ilusão de espaço circular. Neste quarto o revestimento em soalho de madeira, com dois tons, tem composição circular em harmonia com a forma do tecto, e foi terminado em 1771. Esta sala também se chamou de Sala Redonda.
As oito pinturas das paredes conteem cenas da vida de D.Quixote de la Mancha, de Cervantes, e são atribuidas ao pintor Manuel da Costa (1755-1820). O tecto de estilo neo-clássico contém uma tela central cujo tema é "Alegoria à Música" do grande pintor de tectos José António Narciso (1731-1811). Esta tela e todas as restantes desta sala foram refeitas em 1940 pelo pintor Fernando Mardel.
Durante o reinado de D. Maria I e de D.Pedro III, era aqui montada a mesa das sobremesas, em ligação com a Sala dos Embaixadores.
Nesta sala nasceram os filhos de D.João VI e de D.Carlota Joaquina, o Infante D.Pedro, futuro Imperador do Brasil e , mais tarde, D.Pedro IV de Portugal.




My Image
My Image